vermelho: admissão do ar
verde: compressão do ar
azul: injeção de combustivel mais queima do ar e expansão dos gases ( aumento de pressão )
amarelo: aceleração e expulsão das gases

O que você vê em vermelho e verde são os compressores. A função do compressor, como o próprio nome diz, é comprimir o ar para que possa receber o combustível na câmara de combustão (onde você vê os bicos injetores em azul jogando combustível). Aquele compressor vermelho nós chamamos de fan ou compressor de baixa pressão (e realmente é um ventilador). O fan é um compressor de baixa pressão e é o responsável em admitir o ar para o motor. Os compressores em verde nós chamamos de compressor de alta e esse conjunto aumenta significantemente a pressão do ar para ser entregue à câmara de combustão (onde têm os bicos injetores em azul). O compressor de alta transforma a alta velocidade do ar em baixa velocidade a alta pressão. Depois que esse ar entra na câmara de combustão, ele recebe o combustível e a centelha (não aparece no desenho mas é o mesmo que a vela motor quatro tempos - ciclo de otto, com a diferença que a vela não funciona o tempo todo, somente no inicio do ciclo. O mesmo principio do fogão à gás). Depois de queimado, aquela mistura (ar x combustível) que estava com baixa velocidade e alta pressão, agora está com alta velocidade e alta energia térmica. Essa energia térmica será aproveitada pelas turbinas (em amarelo). As turbinas estão conectadas aos compressores de alta e de baixa por um eixo concêntrico).
A turbina funciona como um cata-vento, e por estar conectada mecanicamente aos compressores, o ciclo se repete. Depois disso, o ar é expelido para tras com grande força e temperatura. Daí em diante é lei de Newton: ação e reação. Resumindo: O fan (vermelho) puxa o ar e começa a comprimi-lo e os compressores de alta (verde) terminam a fase de compressão. Depois disso o ar é direcionado para a câmara de combustão onde recebe combustível e a centelha. A alta temperatura e expansão dos gases move as turbinas (amarelo) que por sua vez estão conectadas nos comrpessores (vermelho e verde). Depois disso o ar sai com alta velocidade e temperatura empurrando o motor para frente.