O que você vê em vermelho e verde são os compressores. A função do compressor, como o próprio
nome diz, é comprimir o ar para que possa receber o combustível na câmara de combustão (onde
você vê os bicos injetores em azul jogando combustível). Aquele compressor vermelho nós chamamos
de fan ou compressor de baixa pressão (e realmente é um ventilador). O fan é um compressor de baixa
pressão e é o responsável em admitir o ar para o motor. Os compressores em verde nós chamamos de
compressor de alta e esse conjunto aumenta significantemente a pressão do ar para ser entregue à
câmara de combustão (onde têm os bicos injetores em azul). O compressor de alta transforma a alta
velocidade do ar em baixa velocidade a alta pressão. Depois que esse ar entra na câmara de combustão,
ele recebe o combustível e a centelha (não aparece no desenho mas é o mesmo que a vela motor quatro
tempos - ciclo de otto, com a diferença que a vela não funciona o tempo todo, somente no inicio do ciclo.
O mesmo principio do fogão à gás). Depois de queimado, aquela mistura (ar x combustível) que estava com
baixa velocidade e alta pressão, agora está com alta velocidade e alta energia térmica. Essa energia
térmica será aproveitada pelas turbinas (em amarelo). As turbinas estão conectadas aos compressores de
alta e de baixa por um eixo concêntrico).
A turbina funciona como um cata-vento, e por estar conectada mecanicamente aos compressores, o
ciclo se repete. Depois disso, o ar é expelido para tras com grande força e temperatura. Daí em
diante é lei de Newton: ação e reação.
Resumindo: O fan (vermelho) puxa o ar e começa a comprimi-lo e os compressores de alta (verde)
terminam a fase de compressão. Depois disso o ar é direcionado para a câmara de combustão onde
recebe combustível e a centelha. A alta temperatura e expansão dos gases move as turbinas (amarelo)
que por sua vez estão conectadas nos comrpessores (vermelho e verde). Depois disso o ar sai com alta
velocidade e temperatura empurrando o motor para frente.