PLANADOR R/C

A intenção desta matéria é orientar o aeromodelista que quer voar com planadores RC, a adquirir seu primeiro equipamento. Este primeiro equipamento deve ser o mais simples possível, pois não adianta pretender aprender as tecnologias e habilidades básicas com planadores e rádios complicados e altamente sofisticados, pois em vez de adquirir confiança, o iniciante vai se atrapalhar. O Melhor tipo de planador para se iniciar é o da categoria 2 metros, simples e barato, com asa poliedral (dois cortes de diedro) e controle de dois canais (profundor e leme de direção). A asa poliedral facilita as curvas e proporciona estabilidade inerente, facilitando a recuperação em caso de erros. Existem muitas opções para este tipo de planador. Relacionaremos alguns: Gentle Lady (Carl Goldberg), Wanderer, Drifter, Pussycat, Easy Answer, Spirit, Thermal Thing, etc. podem ser adquiridos em lojas especializadas, importadoras ou pelo correio vindo do exterior. No Brasil, um kit de um planador de 2M está custando cerca de R$ 250,00, aos quais devem ser acrescentados cola e material para entelagem (2 rolos de Monokote ou semelhante), que vão custar cerca de 20 dolares.

A escolha do rádio também deve ser racional, dentre a enorme variedade de opções existentes. Um rádio de 2 canais é adequado para os modelos sugeridos, porém pode-se comprar logo um de 4 canais, que servirá para os próximos modelos , mais avançados, que poderão ter flaps, spoilers, etc. Um rádio de 3 canais está custando cerca de R$ 300,00.

Para lançar um planador no campo há a necessidade de um guincho ou Hystart. Na ACA o planadorista poderá utilizar os Hystart disponíveis e o iniciante poderá ser auxiliado por planadoristas experientes ou até mesmo com instrutores especializados.


Quer saber mais ? Baixe a apostila sobre "Térmicas" clicando aqui